© 2017 VAI CORRENDO. Orgulhosamente desbravando as trilhas

Como escolher seu tênis

January 5, 2017

Rio de Janeiro – Quinta feira

 

Recentemente escrevi um artigo sobre tênis, e hoje estou atualizando ele, já que muitos têm essa dúvida:

 

Qual tênis usar?

 

Segue abaixo alguns dados que podem ajudar a tomar a decisão correta. Eu gosto muito do Ultra Cardiac e do Ultra Endurance da The North Face, mas cada pessoa tem uma preferência, e é importante conhecer e entender pra poder escolher qual é o melhor pra você.

 

Nos últimos anos, The North Face têm continuamente melhorado seus tênis de trilha. O meu favorito foi o Ultra Guide, que infelizmente parou de ser produzido... Mas a The North Face está perdoada... afinal... chegou o Ultra Cardiac!!

 

E esse é justamente o tênis que eu estava esperando. Ele herdou tudo de bom do Ultra Guide, apenas ajustando e afinando alguns detalhes, e o que resultou é em uma ótima opção de tênis com amortecimento, um solado aderente e uma constante sensação de conforto durante a corrida.

 

 

 

Na minha opinião, ele se encaixa excepcionalmente bem no pé, abraça calcanhar sem fricção e deixa espaço para os dedos do pé (sem deixar eles muito espaçosos!)

 

Um ponto decisivo na escolha do seu modelo é o “drop” do tênis. E o Ultra Cardiac tem 8mm , seguindo praticamente a “norma” do mundo do Trail. Hoje em dia claramente a tendência é reduzir esse “drop” e já quase não se acham modelos 11mm/12mm e muitos surgem com drop zero. Eu, particularmente ainda não me adaptei a tendência minimalista... principalmente porque minha paixão são as corridas longas.

 

Cada um tem um gosto, mas a minha impressão é que esse drop de 8mm proporciona uma sensação mais natural (do meio até a parte dianteira do pé), mas também me permite uma pisada mais relaxada (meados de calcanhar) e confortável quando estou cansada.

 

Eu tenho bastante confiança em recomendar o The North Face Ultra Cardiac. Ele é realmente um excelente tênis e é super adequado para corridas diárias, corridas em trilhas secas e até mesmo algumas estradas. Apenas não indico ele para trilhas com muita lama, porque a sola Vibram tem as ranhuras baixas e muito próximas. Por esse motivo eu sempre levo dois modelos diferentes quando viajo para competir, levo o Ultra Cardiac e o Ultra Endurance... mas esse ano praticamente usei só o Ultra Cardiac (XCRUN 50km Itaipava, Xterra Mangaratiba 50km, Xterra Tiradentes 50km, APTR Ultra de Videiras 75km, XCRUN Búzios 42km, APTR Pedra Azul 60km, APTR Arraial do cabo 55km)

 

O The North Face Ultra Endurance tem como grande diferença o menor amortecimento (enquanto o Ultra Cardiac apresenta 12mm/20mm, o Ultra Endurance 9mm/17mm) e o solado, que tem uma maior tração. E são as “garrinhas” maiores e mais espaçadas que, em caso de trilha com lama e água, vão me fazer sentir mais confiante correndo... porque vai escorregar menos!!

 

O Ultra Endurance tem algumas outras pequenas diferenças bacanas, como a lingueta, por exemplo, que é conjunta ao tênis e com isso reduz a entrada de pequenos detritos. A frente do tênis também é mais larga e permite os dedos de ficarem mais folgados, além da proteção externa ser mais reforçada, protegendo os dedos de possíveis topadas em pedras e objetos mais rígidos.

 

Espero ter ajudado... Bons treinos!

 

Please reload

Posts Em Destaque

Meu relato das 100MI Patagônia Run 2018

April 11, 2018

1/1
Please reload

Posts Recentes

September 11, 2017

August 11, 2017